Conecte-se com o Facebook

Brigadistas controlam incêndio no Parque Estadual Itapetinga e Monumento Natural Estadual Pedra Grande

Ação contou com o trabalho conjunto entre brigadistas da Fundação Florestal e voluntários, utilizando estratégias da Operação Corta-Fogo

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e o Parque Estadual de Itapetinga, unidades de conservação de proteção integral situadas no município de Atibaia, foram ameaçadas por um grande incêndio florestal no último dia 30. O estrago só não foi maior porque os procedimentos operacionais estabelecidos pela Operação Corta Fogo foram imediatamente postos em prática, em uma ação conjunta entre Fundação Florestal, Centro de Controle da Operação Corta Fogo, Defesa Civil e brigadistas voluntários. O Corpo de Bombeiros ficou no resguardo das residências próximas ao incêndio.

O fogo teve início por volta das 16h, na Trilha Minha Deusa, principal acesso à Pedra Grande, partindo do município de Atibaia. Às 02h30 do dia 31, o fogo, que consumiu 54 hectares de áreas protegidas, foi apagado, dando início à averiguação da área afetada, a fim de eliminar a possibilidade de reinício do incêndio.

As providências visando a identificação das causas e eventuais responsáveis estão sendo adotadas no âmbito do Programa Corta Fogo, o que permitirá a adoção das medidas cabíveis. Historicamente esse tipo de incêndio é de origem humana, pois não há na região registros e evidências de combustão espontânea

Você pode ajudar a evitar!

Confira abaixo as dicas do site Corta-Fogo:

Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;

Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas.

Soltar balão é crime. Lei 9.605.98;

Evite acender fogueiras;

Evite qualquer tipo de queimada;

Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentadas por lei), avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;

Não faça queimadas próximo à rede elétrica;

Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;

Informe onde houver fumaça, para o fogo ser combatido;

Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros;

Em caso de ocorrência de incêndios florestais, acione o 193 do Corpo de Bombeiros, Disque Ambiente 0800 113 560, Polícia Militar Ambiental 0800 0555 190. Há um e-mail para mais informações: cortafogo@ambiente.sp.gov.br (http://www.ambiente.sp.gov.br/cortafogo/).


Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Florestal

Deixe seu comentário

Carregando...

 

 

Veja os roteiros em Atibaia

ARES RURAIS DE ATIBAIA

Conhecer uma tipica fazenda paulista e, em seu alambique de muitas estórias, sentir os aromas da fina cachaça fabricada artesanalmente no local e apreciar a boa comida servida no fogão.

Veja outros roteiros

Siga o Atibaia Tour nas mídias sociais