Conecte-se com o Facebook

Prefeitura estabelece normas para a 262ª Cavalhada

No dia 26 de dezembro acontecerá a tradicional Cavalhada em louvor à Nossa Senhora do Rosário, manifestação popular do município que neste ano está em sua 262ª edição. A Prefeitura, que dá suporte à realização do evento, estabeleceu normas e contará com apoio de equipes de diferentes áreas com o objetivo de garantir uma cavalhada organizada, sem transtornos para a população e com respeito e zelo aos animais.

A concentração dos cavaleiros está marcada para as 10h, na Alameda Santa Filomena, altura do n° 1.220, bairro da Ressaca (terreno do “Bota Fora”, ao lado da antiga Mercotubos), onde serão realizadas as inscrições. Para participar, o cavaleiro deverá fazer sua inscrição no local da concentração.

A saída do cortejo será às 13h e percorrerá as seguintes vias: Alameda Santa Filomena, Estrada do Guaxinduva, Av. Gerônimo de Camargo, Rua Agenor de Souza, Zeferino Alves do Amaral, Adolfo André, Rua Lourenço Franco, Largo do Rosário (Igreja), Avenida Nove de Julho, Av. Horácio Neto, Rua Francisco Macedo, Rua Elizeu Corradini, Av. Gerônimo de Camargo, Estrada do Guaxinduva, Alameda Santa Filomena e retorno à concentração.

Crianças que irão participar da Cavalhada deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e o animal deverá, obrigatoriamente, estar com ferraduras, sela e/ou arreios. Será proibido o acompanhamento do cortejo por veículos particulares durante o trajeto, assim como a concentração de animais, comitivas e similares na Praça Loanda e lago do Jardim dos Pinheiros. Também está proibida a condução de animais com pessoas na “garupa”.

Há ainda recomendações como: cuidar do bem-estar do animal, respeitando seus limites; não colocar excesso de peso nas charretes, carroças ou similares; não utilizar equipamentos de som das charretes, carroças ou similares com alto volume; não conduzir garanhões agressivos ou éguas no cio; não consumir bebidas alcoólicas; não jogar lixo durante o trajeto; não fazer algazarras ou tumultos e respeitar a todos que estiverem participando ou assistindo ao evento.

Durante todo o trajeto, haverá fiscalização por parte da Prefeitura (diferentes setores da Administração Municipal), além dos poderes de Polícia. Para garantir a tradição, é imprescindível que haja civilidade e bom senso de todos os envolvidos. Importante ressaltar também que “maus-tratos aos animais” é crime previsto em lei, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98; Lei Municipal Complementar nº 653/12 e Lei Municipal Complementar 672/13, Lei Municipal nº 3.209/01.
Mais informações na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo telefone (11) 4414-3985.

Deixe seu comentário

Carregando...

 

 

Veja os roteiros em Atibaia

ARES RURAIS DE ATIBAIA

Conhecer uma tipica fazenda paulista e, em seu alambique de muitas estórias, sentir os aromas da fina cachaça fabricada artesanalmente no local e apreciar a boa comida servida no fogão.

Veja outros roteiros

Siga o Atibaia Tour nas mídias sociais