Conecte-se com o Facebook

Artista que iniciou a carreira em Atibaia expõe no Museu Olho Latino

A mostra “Do desenho à Monotipia” do artista João Bosco de Oliveira segue em exposição até dia  26 de fevereiro no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.
 
joao bosco aquarela 2 olho latino
S̩rie Manequins Urbanos Рdesenho t̩cnica mista.
 

A exposição é composta por desenhos em técnicas mistas da série “Manequins Urbanos” e colagens com monotipias da série “Santeiros”, representando a trajetória do artista desde a década de 80. O artista João Bosco expôs pela primeira vez no V Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, realizado no Museu João Batista Conti, em 1973. Participou também de mais duas edições do Encontro de Artes nos anos seguintes e depois não parou mais de expor e de se enveredar em trabalhos artísticos profissionais.

Joao Bosco Olho Latino
João Bosco.
 

João Bosco de Oliveira é artista plástico e ilustrador. Desde a sua infância gostava de desenhar em sua cidade natal, Redenção, e também em Taubaté, onde morou na sua juventude. Frequentou ateliês de artistas, como o de Sebastião Justino, Adão Silvério e Toninho Mendes, além de ter acompanhado a realização de trabalhos murais de grandes formatos realizados por Justino. A sua carreira é pautada pela experiência na área e o seu grande aprendizado é o de sempre observar e querer se desenvolver buscando soluções técnicas adequadas para o seu meio de expressão artística.

 
 
 
 
joao bosco aquarela olho latino
 
S̩rie Manequins Urbanos Рdesenho t̩cnica mista.
 

O artista fez parte do quadro de ilustradores da Folha de São Paulo por cerca de 5 anos para a coluna Tendências / Debates e também para a Revista Época e outras publicações. Recebeu premiações em Salões de Arte e é detentor do Prêmio Business de Pintura, realizado no Museu de Arte Contemporânea de Campinas em 1995. Participa assiduamente de exposições, como do Livro sobre a morte (Coletiva de arte-postal) no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura - em São Paulo, em 2010. Participou da 5ª e 6ª Bienal do Esquisito e da 5ª Bienal de Gravura, eventos realizados pelo Museu Olho Latino em Atibaia, nos anos de 2010, 2011 e 2012.

João Bosco realizou oficinas de Artes Plásticas em vários Centros Culturais de inúmeras cidades. Coordenou o Ateliê Espaço Oito, no Hospital Candido Ferreira, em Campinas, por quinze anos, desenvolvendo trabalho de sensibilização para as artes e investimento no potencial humano e artístico dos participantes. Atualmente é curador das exposições no Espaço Cultural da Livraria Pontes em Campinas.

joao bosco obra olho latino
S̩rie Manequins Urbanos Рdesenho t̩cnica mista.
 

Para o curador Paulo Cheida, a mostra de João Bosco é muito significativa por expor uma seleção de obras que representa uma trajetória artística de vários anos. Cheida observa ainda que o meio cultural de Atibaia deve se orgulhar de que um artista, da estirpe do João Bosco, iniciou a carreira na cidade na década de 70, num dos principais Salões do Estado de São Paulo.

 

convite joao bosco do desenho a monotipia olho latino
 

Exposição: “Do Desenho à Monotipia” – do artista plástico João Bosco. Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2016.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.

Deixe seu comentário

Carregando...

 

 

Veja os roteiros em Atibaia

ARES RURAIS DE ATIBAIA

Conhecer uma tipica fazenda paulista e, em seu alambique de muitas estórias, sentir os aromas da fina cachaça fabricada artesanalmente no local e apreciar a boa comida servida no fogão.

Veja outros roteiros

Siga o Atibaia Tour nas mídias sociais