Conecte-se com o Facebook

Museu Olho Latino expõe xilogravuras de um dos principais artistas da Arte Moderna Brasileira

locoA mostra “Xilogravuras” do artista plástico Xico Stockinger está em exposição de 04 de julho a 31 de agosto no Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A exposição é composta por gravuras do artista que foram doadas pelo MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul “Aldo Malagoli” - para a coleção do Museu Olho Latino. As obras foram realizadas nas décadas de 50 e 60 e correspondem à reedição impressa das matrizes originais feita em 2008 e 2009.

Francisco Stockinger, conhecido como Xico Stockinger, nasceu na Áustria em 1919, radicou-se no Brasil em 1922 e veio a se naturalizar brasileiro em 1956. No Brasil, residiu inicialmente no Rio de Janeiro e viveu a partir de 1950 em Porto Alegre, onde morreu aos 89 anos em 2009. Stockinger começou a realizar esculturas no Rio de Janeiro e fez aprendizado com Bruno Giorgi de 1947 a 1950. Conviveu com nomes do modernismo brasileiro, como Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Iberê Camargo. O artista, além de ser um dos principais escultores modernos brasileiros, foi também gravurista, fotógrafo, chargista, artista gráfico e gestor cultural, sendo uma das personalidades brasileiras de maior destaque no mundo das artes.

Stockinger foi diretor-executivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e figura no acervo deste Museu, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte de Belo Horizonte. Recebeu prêmios do Salão Nacional de Belas Artes, Salão Câmara Municipal do Distrito Federal, Salão Câmara de Porto Alegre, Salão Nacional de Belas Artes de Belo Horizonte, Salão Paulista de Arte Moderna, Spar/ Bahia, entre outros. Participou, dentre inúmeras mostras, das VI, VII, VIII Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1961, 63 e 65) e representou o Brasil na Bienal de Carrara, Itália, em 1962.

Recebeu, entre outras distinções, o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 1994 e o prêmio na área de artes plásticas outorgado pelo Ministério da Cultura em 1997. Recebeu também a Medalha do Governo do Estado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 1999, pela sua importância na arte brasileira.

É de autoria de Stockinger com Eloisa Tregnago um conjunto de duas esculturas de bronze, obra pública famosa em Porto Alegre, que faz parte do Monumento à Literatura situada na Praça da Alfândega desde 2001. As peças representam Carlos Drummond de Andrade, em pé, lendo para Mário Quintana, que está sentado em um banco.

Xico Stockinger é considerado um dos maiores artistas plásticos brasileiros, responsável, ao lado de grandes mestres escultores como Sérgio Camargo, Amílcar de Castro e Franz Weissmann, pelo avanço e consolidação da arte moderna e contemporânea no país.

Para o curador Paulo Cheida, o Museu Olho Latino se sente honrado em poder mostrar obras da magnitude de um artista imortal como Xico Stockinger que é, sem dúvida, considerado pelos críticos, como um dos principais artistas do país, dado a importância de seu legado artístico.

A mostra “Xilogravura” do artista plástico Xico Stockinger pode ser visitada até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP. A realização da mostra é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos.

 


Exposição: “Xilogravuras” – do artista plástico Xico Stockinger.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 04 de julho a 31 de agosto de 2016.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.

Deixe seu comentário

Carregando...

 

 

Veja os roteiros em Atibaia

ARES RURAIS DE ATIBAIA

Conhecer uma tipica fazenda paulista e, em seu alambique de muitas estórias, sentir os aromas da fina cachaça fabricada artesanalmente no local e apreciar a boa comida servida no fogão.

Veja outros roteiros

Siga o Atibaia Tour nas mídias sociais